8.03.2010

Are you listening?


Hello!What's up?Hoje vou falar um pouco sobre a importância de ouvir bem qualquer língua e treinar a habilidade de listening no aprendizado de qualquer língua.
As técnicas de aprendizagem variam muito, e geralmente torna-se quase individual a capacidade de cada um assimilar o conteúdo e de praticar o que absorveu. Muitos não precisam de muito treino, ou mesmo um processo de repetição, mas praticam de uma forma diferente, como por exemplo através de músicas, filmes e etc.
Entretanto, existem alguns fatores essenciais para novas palavras ou expressões fazerem parte do seu vocabulário, ou mesmo a aplicação das estruturas gramaticais aprendidas, e é certo que “decoreba” não é, nem de longe, o método mais eficaz de aprender qualquer coisa relacionada a línguas. Portanto, o que é realmente necessário na assimilação é:

Áudio, Contexto e Repetição


Estes três fatores são essenciais no aprendizado de qualquer língua.

Afinal...
Do que adianta aprender a ler e não saber falar?
Do que adianta ver palavras soltas, aprender muitas gírias e expressões mas não saber aplicá-las nos tempos verbais corretos, e não conseguir ligá-las ao contexto correto, com a realidade?
Ou ainda, ver uma palavra ou estrutura importante apenas uma vez e nunca mais lembrá-la ou utilizá-la?
Por isso vou postar daqui em diante na sessão post-it vários exercícios de áudio, além daqueles que vocês podem encontrar na lista de exercícios online aqui ao lado.


123listening.com


Este site contém vários exercícios de nível básico com vocabulário simples como roupas, comidas, materiais escolares, preposições, partes do corpo,etc. O site também dispõe de exercícios prontos, os quais você pode imprimir e fazer.


agendaweb.com


Esse site dispõe de várias "short stories" em que o aluno deverá ouvir e completar as "short stories" com os verbos ou palavras corretas. Bom para quem está no nível básico também.


http://www.agendaweb.org/listening/real-english-conversations.html


Também do mesmo site, porém um pouco mais difícil por envolver diálogos. Mas é muito bom para treinar pronúncia.


http://www.autoenglish.org/listenings.htm


Este é um bom site, tem artigos com áudio para você acompanhar e treinar pronúncia, muitos vídeos ou mesmo o arquivo em áudio como um diálogo ou entrevista e algumas questões que você pode baixar e responder sobre o mesmo. É dividido por níveis: básico e intermediário.


http://esl-lab.com/


Muito rico em estruturas e diálogos, o site dispõe de muitos arquivos de áudio e dividido por níveis desde o básico até um level mais intermediário nos temas gerais onde os assuntos é que determinam o nível do Inglês. Você escuta o diálogo e ao mesmo tempo treina sua compreensão auditiva e escrita, pois o site dispõe de exercícios de alternativas sobre o diálogo. Recomendo!


Well, that's all folks! I hope you enjoy it!

0 comentários:

Postar um comentário